.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a Sexta: 12h as 18h

PERGUNTAS FREQUENTES

Quem é o Presidente do Biênio?

O presidente do atual Biênio é o vereador Amado Santos do partido Patriota (2021-2022).

Qual é o endereço da Câmara?

O endereço de correspondência é 

Avenida Ayrton Sena, 78, setor II, Novo Mundo- MT

Cep: 78.528-000

Quantos Vereadores compõem a Câmara Municipal de Novo Mundo-MT?

9 vereadores

Quais as principais funções do Poder Legislativo?

Legislativa, Fiscalizadora e Administrativa.

O que é a Câmara Municipal?

A Câmara Municipal é o órgão legislativo e fiscalizador do município.

É responsável pela análise e aprovação das leis municipais e pela fiscalização dos atos do Poder Executivo Municipal.

Quais as funções do vereador?

Vereador é o cidadão eleito para cuidar da liberdade, da segurança, da paz e do bem-estar dos munícipes. Tem como atribuições criar leis municipais, fiscalizar os atos da administração, agir de acordo com os interesses da comunidade que o elegeu e obedecer aos princípios e normas constitucionais.

O que é sessão legislativa?

Sessão legislativa compreende um 1 ano da legislatura, desta forma, uma legislatura possui 4 sessões legislativas.

O que é Mesa Diretora?

A Mesa Diretora é o órgão que dirige e coordena as atividades da Câmara Municipal. É eleita para um mandato de 2 anos e compõem-se de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário. O Presidente da Mesa Diretora é também o Presidente da Câmara.

Como acontecem as reuniões dos Vereadores?

Os vereadores se reúnem em sessões ordinárias e extraordinária.

As sessões ordinárias são realizadas nas segundas e quartas segundas-feiras de cada mês, sempre as 19:30 horas, no Plenário da Câmara.

As sessões extraordinárias são realizadas em caso de urgência, através de convocação específica, e podem ser realizadas em qualquer dia e horário, inclusive feriados e finais de semana.

Todas as sessões são públicas.

O que é quórum?

Quórum é a exigência mínima de presença ou de votos para que uma reunião aconteça e para que possa deliberar. O quórum para a abertura de uma reunião da Câmara Municipal.

O que é quórum de maioria simples?

Maioria simples consiste no primeiro número inteiro após a metade dos vereadores presentes na reunião. Assim se uma Câmara possui 9 vereadores, mas estão presentes apenas 7 vereadores na reunião, o quórum de maioria simples será 4. Simplificando, 7 dividido por 2 é igual a 3,5, o primeiro número inteiro após 3,5 é 4.

O que é quórum de maioria absoluta?

Maioria absoluta consiste no primeiro número inteiro após a metade dos vereadores que compõem da Câmara. Assim se uma Câmara possui 9 vereadores, mas estão presentes apenas 7 vereadores na reunião, o quórum de maioria absoluta será 5. Simplificando, 9 dividido por 2 é igual a 4,5, o primeiro número inteiro após 4,5 é 5. O quórum de maioria absoluta diverge do quórum de maioria simples porque leva em consideração os vereadores que compõem a Câmara e não apenas os que estão presentes.

O que é quórum de maioria qualificada?

Maioria qualificada consiste em 2/3 dos vereadores que compõem a Câmara. Assim em uma Câmara que possui 9 vereadores, o quórum de maioria qualificada será 6. Simplificando, 2/3 de 9 corresponde a 6.

O que é o Recesso Parlamentar?

É uma interrupção nos trabalhos legislativos, isto é, as Sessões Ordinárias deixam de acontecer, o recesso ocorre entre os dias 16de dezembro a 15 de fevereiro e 01 e 31 de julho. Neste período poderão ocorrer as Sessões Extraordinárias.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Novo Mundo - MT.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.